Pular para o conteúdo principal

Lançada a Residência Tecnológica em Indústria 4.0 - PE4.0

 



O governador Paulo Câmara anunciou hoje (30/09) o Programa de Residência Tecnológica em Indústria 4.0, fruto de parceria entre a Secti, através da Universidade de Pernambuco (UPE), e a Sudene. O programa tem como objetivo subsidiar as unidades industriais de Pernambuco no processo de transformação, ajudando na formação de profissionais com habilidades nas técnicas modernas de computação em nuvem, ciência de dados e inteligência artificial. 


O curso, capitaneado pela UPE, é uma iniciativa multi-institucional que envolve professores de outras Instituições (UFRPE, CESAR, BACEN e MP-PE) além profissionais de empresas (Iland e Valcan).As inscrições para seleção dos residentes estarão abertas a partir do dia 28 de setembro de 2020 até o dia 30 de outubro. A Aula inaugural será realizada no dia 15 de dezembro.


Foi lançado também, em parceria firmada entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), através da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC) e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), o edital de fomento para viabilizar a realização de estudos por pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior do Estado e institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento pernambucanos. O objetivo é incentivar a elaboração de pesquisas sobre mercado de trabalho, comércio exterior, produção e competitividade em mais de 20 setores econômicos estratégicos para o PIB pernambucano. 


O programa prevê a destinação de R$ 124 mil para bolsas de pesquisa e atividades de coordenação das equipes selecionadas, com prazo máximo de execução estabelecido em 12 meses. O edital deve ser publicado até a próxima sexta-feira (02/11) no site da Facepe, no seguinte endereço: www.facepe.br. 


Ao final da tarde o governador lançou ainda o terceiro chamamento público do Programa de Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais em Pernambuco, o Força Local. A iniciativa é uma das principais apostas da administração para promover ações de interiorização e crescimento em prol dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e outros segmentos econômicos de relevância para o Estado. Nesta edição, serão injetados R$ 2,5 milhões na economia dos municípios. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Edital aberto para capacitação em Indústria 4.0

 http://posgraduacao.poli.br/residencia-pe4-0-programa-de-revitalizacao-da-industria-pernambucana/

Em que fase está a Indústria 4.0 no Brasil

 https://tiinside.com.br/26/10/2020/em-que-fase-esta-a-industria-4-0-no-brasil/